terça-feira, 14 de junho de 2011

Joquempô Matemático

Vocês conhecem a brincadeira do joquempô (tesoura-papel-pedra)?
Se não, veja as regras:



Joquempô é o nome usado no Brasil para o termo japonês Jan-Ken-Po, que designa o jogo também conhecido como Pedra, Papel e Tesoura. O joquempô é uma espécie de “par ou ímpar”, com regras bem simples.

O joquempô é jogado por duas pessoas, que podem escolher três objetos para enfrentar o colega de disputa: a pedra (representada por uma mão fechada), o papel (mão aberta) e a tesoura (apenas os dedos indicador e médio esticados). A pedra ganha da tesoura (amassando) e perde do papel (embrulhado); o papel ganha da pedra (embrulhando) e perde da tesoura (cortado); e a tesoura ganha do papel (cortando) e perde da pedra (amassada).

Na hora de jogar, as pessoas ficam frente a frente e com uma das mãos para trás. Ao mesmo, ambos falam “jóóó..queeem…pô” e mostram as mãos com o objeto escolhido.
http://www.oragoo.net/quais-sao-as-regras-do-joquempo/

As crianças adoram!

Em Matemática também pode-se jogar o joquempô.
Em vez de tesoura, papel e pedra, o professor, ditará um número e o grupo usando a adição formará esse número.
Exemplo: Número ditado "13"
Os alunos ao jogarem colocam (cada um) quantos dedos acharem necessário, faz-se a adição utilizando os dedos que cada jogador colocou, se a soma não for o número ditado, repete-se novamente.
O professor poderá ditar alguns números.

Um comentário:

  1. Olá Angela!!!

    Acho que você não é boa só em matemática, mas acredito que em tudo que você propõe a fazer seja na igreja, escola, etc!!!

    Acho que todos nós vamos aprender um pouco mais de matemática....hehehe

    Visite meu blog também!!!

    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderExcluir